Constituída em 1981, a Litoral Engenharia e Desenvolvimento desde logo apresentou-se como uma empresa de engenharia, participando da elaboração e desenvolvimento de vários projetos, fundamentalmente ligados de início à área de transportes.

Destacam-se nesta primeira fase sua participação nos projetos do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, do 1º Batalhão de Aviação do Exército - BAvEx, em Taubaté e, no setor aeroespacial, no Centro de Lançamento de Alcântara - CLA, no Maranhão. Pertencem também a esta fase sua participação no Plano Diretor de Transportes do Estado de São Paulo, bem como o desenvolvimento de Planos de Transportes para diversos Municípios do País, além de projetos nas áreas industrial e comercial.

A partir de 1989, a empresa começou a executar, principalmente para a Indústria, algumas das obras que projetava, iniciando-se assim uma segunda fase, onde predominaram de início as obras industriais e comerciais, principalmente ligadas ao setor de papel e celulose e à construção de galpões pré-fabricados.

Em 1991, ingressa no setor de obras públicas, onde desde então executa obras em diversos ramos da engenharia, desde edificações especiais como obras hospitalares, até obras de infra-estrutura, aí compreendidas obras de terraplenagem, drenagem, saneamento básico, pavimentação urbana e rodoviária, pontes e obras aeroportuárias, estas abrangendo terminais de passageiros, pistas de pouso e decolagem, pistas de rolamento e pátio de estacionamento de aeronaves.

Desde sua fundação, há mais de 30 anos, a Litoral Engenharia sempre se destacou pela credibilidade, pela excelência de seu atendimento e pela qualidade de seus serviços e obras. Neste momento, o Grupo ingressa também no setor imobiliário, através da LITORAL DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO, acompanhando assim o novo ritmo de crescimento da economia nacional.